sexta-feira, 25 de abril de 2008

Logotipos do Google

Primeiramente eu quero pedir desculpas pelo tempo sem postar, mas estou correndo com o meu TCC e realmente o tempo encurtou bastante. A boa notícia é que meu próximo post será Eficiência X Eficácia. Será interessantíssimo e se eu fosse vocês não deixaria de ler...

Hoje eu vim rapidamente para mostrar mais uma coisa que me faz fã do google. A primeira coisa que precisa chamar a atenção em uma empresa, é a sua marca. A marca do google é uma idéia simples, contudo eu tenho certeza que conquista muita gente. Eu acho que nem todos sabem, mas o google muda seu símbolo de acordo com o dia festivo, feriado ou época do ano.

Semana passada foi o dia da Terra:




Ano Novo


Férias dos Estados Unidos



Jogos de Inverno

Quem gosta dessas coisas como eu, pode encontrar mais em http://www.google.com.br/intl/pt-BR/logos.html...

Abraços pessoal, até breve...

sábado, 19 de abril de 2008

Fim do Windows está próximo, dizem analistas

Vale a pena ler essa matéria:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2747043-EI4801,00.html

Sinceramente, eu concordo plenamente, o futuro está na WEB.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Orkut e as Redes Sociais

A importância do Orkut para o brasileiro


Todo mundo sabe que eu sou um Googlemaníaco sem nenhum receio de assumir isso. Eu uso e ainda faço propaganda de quase todos os serviços do Google como o Google Desktop, Google Calendar, Google Maps, Adsense, Analitcs e vários outros. Entretanto, há um serviço do google que eu realmente detesto e tenho certeza que muita gente concorda comigo. O ORKUT. Eu não tenho orkut hoje, mas posso falar dele com conhecimento de causa pois eu já tive.

Pra mim a definição de orkut é: "Lugar para adolescentes sem nada para fazer colocarem as fotos que tiram de sí mesmas fazendo uma posição idiota." Eu realmente não entendo como as pessoas conseguem perder tanto tempo olhando a vida dos outros ou mechendo naquela telinha azul ridícula, contudo, o que todo esse assunto tem a ver com TI?

Embora eu realmente seja contra o orkut, detesto admitir que ele realmente me ajudou e até hoje eu "sofro" essas consequências. Em 2005 na finada comunidade "Empegos Informática Salvador" eu vi um post de uma empresa que precisava de estagiário que soubesse HTML. Ná época além de lógica, Pascal e Cobol era a única coisa que eu sabia e com isso eu mandei o meu currículo.

Essa empresa era o GOSHME, e eu fui contratado. Lá muito mais que Java, Struts, Hibernate, Recuperação de informação (Um pouquinho...) eu aprendi como informática é uma área legal e aprendi também que era com isso mesmo que eu queria trabalhar o resto da minha vida (Além das coisas fora da infórmatica que eles me ensinaram).

Redes Sociais realmente é um tema em expansão, por mais que eu não goste delas, pode ser esse tipo de negócio ainda dê trabalho para muita gente e ainda gere muitos serviço em volta, como o POWER SCRAP.

Obrigado Pessoal, Abraços...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Cartilha de Pontos de Função

Cartilha produzida pela Fatto Consultoria para contagem de pontos de função que além da tabela com a pontuação, tem também as exceções a regra como botões, validações e etc. Você acessa o site da Fatto, cadastra seu endereço e eles te enviam a cartilha em casa inteiramente grátis.

http://www.takenami.com.br/2007/03/12/cartilha-de-ponto-de-funcao-gratis/


Um resumo da cartilha que será enviada:

http://www.fattocs.com.br/download/cartaoAPF.pdf

sábado, 12 de abril de 2008

Tendências - Fábricas de Software

Definição segundo a Wikipedia do nosso tema de hoje:

"...Fábrica de Software é um conjunto de Recursos (Humanos e Materiais), Processos e Metodologias estruturados de forma semelhante àqueles das industrias tradicionais, utilizando as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenções dos softwares..."

http://empregosinformaticabahia.blogspot.com/

Muitas vagas abertas mais ninguém para atendê-las...

Anteriormente quando eu não trabalhava em uma fábrica de software, eu pensava que em uma fábrica havia os RECURSOS (pessoas) mais especializados nas mais diversas TECNOLOGIAS, que os PROCESSOS eram muito bem definidos e as fases (segundo a engenharia de software) seriam muito bem distintas. De fato, isso ocorre e provavelmente no futuro os processos serão ainda mais rigidos buscando sempre a qualidade do produto/serviço gerado e a engenharia de software mais bem implementada.

Essa tríade (RECURSOS,PROCESSOS e TECNOLOGIAS) integrada por uma gerência eficiente é o fruto do sucesso em uma FSW(Fábrica de software). Contudo uma FSW não é o lugar para o desenvolvedor no fim da faculdade. Para fábrica não interessa que o desenvolvedor saiba Gerência de projetos com PMI, saiba fazer análise ou documentação, para uma FSW basta que o desenvolvedor sente e programe até o final do seu expediente com o máximo de produtividade possível. Essa análise pode refletir o porque existe uma rotatividade grande de recursos especializados de empresas grandes que adotam o padrão FSW para empresas menores.

E é justamente sobre os "recursos especializados" que hoje eu resolvi abrir mais uma vez a série tendências do meu blog. Em conversa com um dos meus professores, (Márcio Freire, citado no post Começo de Carreira) ele me falava sobre o que ele acha que será o futuro das fábricas de software. Em sua narrativa ele começa com o seguinte exemplo: "Se imagine você um bom estudante de algum colégio público passando pelo seu segundo ou terceiro ano do ensino médio, imagine que sua mãe é lavadeira ganhando 120 reais por mês e seu pai já saiu de casa a muito tempo. Imagine que uma fábrica de software te dá treinamento de lógica e mais alguns conceitos que você precisa pra começar a produzir alguma coisa, te pagando 500, talvez 600 reais para que você faça o que meu recurso especialista faria por R$1500/R$2000.". Você (estudante) está feliz pois vai conseguir ajudar em casa, você empresa consegue diminuir custos e ainda fica com uma imagem social muito bem esculpida, ou seja, todos ganham.

Eu acho que isso realmente é o futuro, e ainda vejo mais um lado bom (...) Minha geração que hoje desenvolve vai gerenciar todo esse pessoal o que pode levantar a bahia no cenário de informática no Brasil e no mundo além de ser um grande BUMM nos cargos que as pessoas ocupam hoje e com certeza vai mudar a cultura de muitas empresas. É claro que muitas perguntas tem que ser respondidas pra que isso aconteça, exemplo:

- Se o nível dos desenvolvedores cai, isso não vai de encontro ao requisito Qualidade?
- E a regulamentação da profissão, cadê o sindicato (eles não servem de nada mesmo)?
- Se as empresas começarem a buscar profissionais nas escolas em vez das universidades não vai faltar emprego para os recém-formados? (Essa foi para os muito pessimistas, mas não se preocupem pois ainda haverá vagas para todos)

Eu realmente gostaria de ver isso acontecendo.
Vamos esperar pra ver...
Abraços pessoal.

OBS: Gostaria de agradecer a alguns internautas que vem acessando o meu blog. Obrigado mesmo pessoal.

terça-feira, 8 de abril de 2008

MPS.BR

Antes do começar oficialmente o post de hoje preciso explicar a quem ainda não saiba o que é MPS.BR:

O MPS.BR resumidamente é uma certificação que as empresas que fabricam software adquirem (ou deveriam adquirir) para garantir aos seus clientes que eles produzem software de qualidade. É como o já famoso CMMI , só que é Brasileiro e aborda menos áreas de processos (O que não a torna mais fácil de conseguir). O MPS.BR torna-se tão importante quanto o CMMI porque muitas empresas brasileiras dão mais pontos ao MPS.BR que a outras certificações.

A CPM Braxis após a conquista do CMMI 5, foi em busca do MPS.BR Nível A. Assim como o CMMI, é coletada uma amostragem de coordenadores, Líderes, desenvolvedores (Meu posto atual) e o Gerente (no nosso caso A gerente) que são chamados para responder perguntas sobre como ocorrem os processos para que eles (Avaliadores) tenham certeza que os processos são bem definidos e institucionalizados. Também assim como no CMMI, eu também fui chamado para responder às questões dos avaliadores.

Para variar também a partir do momento que nós recebemos a bomba notícia, é bastante pressão em nossas cabeças, entretanto dessa vez foi até mais tranquilo. Embora o processo realmente esteja bem definido e nós o vivenciamos todos os dias, na hora em que os minutos da entrevista aproximam-se sempre dá um nervoso.
(Uma das avaliadoras disse que achou a Braxis muito boa de avaliar, pois ninguém desmaia (...)).

Os momentos que precediam a entrevista (como sempre) foram realmente tensos, mais no fim deu tudo certo graças a DEUS e a entrevista correu direito, o que já era de esperar.
CMMI, MPS.BR no fim das contas é tudo muito interessante participar e ter consciência que eu escrevi o meu nome na história da empresa. (E melhor ainda é a festa que sempre tem depois pra comemorar :)). O resultado da certificação só sai daqui a 30 dias oficialmente, tenho certeza que trarei boas notícias depois do resultado.

Abraços.

domingo, 6 de abril de 2008

Inteligência artificial para adivinhar pensamentos

Pessoal,

Mais uma dica muito interessante é o site:

www.20q.net


Um colega me deu esse link me falando sobre o sistema que eles tem que adivinha pensamentos usando inteligência artificial. Eu descrente testei e para minha surpresa ele é muito eficaz e aprende mesmo com os erros. Com perguntas como "É verde ou preto?" ou "Tem cauda longa?" o sistema consegue adivinhar animais, vegetais, coisas ou até mesmo pessoas. Vale a pena dar uma olhada.

Abraços

sábado, 5 de abril de 2008

SCJP

Pra quem quer tirar essa certificação, eis um bom site:


http://www.atimonet.com.br/kuesley/estudojava/cap02.html

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Atitude faz a diferença

Desculpem o tempo sem postar, o meu TCC tem consumido muito o meu já escasso tempo livre. Hoje eu trago aqui um tema que eu considero de extrema importância em qualquer área e para qualquer pessoa...

O que faz uma pessoa que tem um conhecimento técnico muito elevado e talvez até mais experiência de mercado ficar atrás de alguém com menos conhecimento e menos experiência? ATITUDE...

E quando eu preciso de atitude?

Na comunicação e nos atos:

O ambiente de trabalho ou de faculdade são os momentos certos para fazer novas amizades e especialmente novos contatos.
Não adianta ser apenas aquele que tira as melhores notas nos trabalhos mas sempre os faz sozinho ou que tire ótimas notas nas provas e não consiga debater nada a respeito do seu conhecimento com alguém. É realmente necessário mostrar a que veio no competitivo mercado que estamos, mostrar que não é só mais alguém que passa e vai embora, é preciso mostrar que você tem o diferencial. Participe de palestras, não apenas assistindo, mas esteja na organização dela. Seja aquela pessoa a frente da sua turma e mostre que na liderança você faz a diferença.

Atitude no trabalho

Mais do que em qualquer lugar, no trabalho atitude ainda faz mais a diferença. É preciso fazer ser visto, literalmente "venda seu peixe" (Não confunda com puxar o saco de ninguém), não venda mais do que você realmente é, mas faça com que precisem de você e sempre necessitem do que você sabe fazer. Esteja por dentro da empresa, não se limite à apenas o que te mandam fazer, seja proativo, seja persuasivo ou resumindo tudo isso: tenha ATITUDE.

Você que está lendo esse texto pode procurar nos profissionais que você considera de sucesso, de Tecnologia da informação ou não e veja que existe mais esse atributo neles em comum. Eu vivi uma grande lição no meu antigo trabalho, o GOSHME, eu sei que se eu tivesse tido mais atitude naquela época, podia ter aprendido mais, poderia ter ajudado mais no projeto e apenas hoje eu consigo enxergar o quanto eu poderia ter feito caso tivesse tido mais atitude naquela época.

Não deixem uma palavrinha como essa atrapalhar sua vida profissional e muito menos a pessoal...

Atitude gente...