O MPS.BR resumidamente é uma certificação que as empresas que fabricam software adquirem (ou deveriam adquirir) para garantir aos seus clientes que eles produzem software de qualidade. É como o já famoso CMMI , só que é Brasileiro e aborda menos áreas de processos (O que não a torna mais fácil de conseguir). O MPS.BR torna-se tão importante quanto o CMMI porque muitas empresas brasileiras dão mais pontos ao MPS.BR que a outras certificações.
A CPM Braxis após a conquista do CMMI 5, foi em busca do MPS.BR Nível A. Assim como o CMMI, é coletada uma amostragem de coordenadores, Líderes, desenvolvedores (Meu posto atual) e o Gerente (no nosso caso A gerente) que são chamados para responder perguntas sobre como ocorrem os processos para que eles (Avaliadores) tenham certeza que os processos são bem definidos e institucionalizados. Também assim como no CMMI, eu também fui chamado para responder às questões dos avaliadores.
Para variar também a partir do momento que nós recebemos a
(Uma das avaliadoras disse que achou a Braxis muito boa de avaliar, pois ninguém desmaia (...)).
Os momentos que precediam a entrevista (como sempre) foram realmente tensos, mais no fim deu tudo certo graças a DEUS e a entrevista correu direito, o que já era de esperar.
CMMI, MPS.BR no fim das contas é tudo muito interessante participar e ter consciência que eu escrevi o meu nome na história da empresa. (E melhor ainda é a festa que sempre tem depois pra comemorar :)). O resultado da certificação só sai daqui a 30 dias oficialmente, tenho certeza que trarei boas notícias depois do resultado.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário