Definição segundo a Wikipedia do nosso tema de hoje:
"...Fábrica de Software é um conjunto de Recursos (Humanos e Materiais), Processos e Metodologias estruturados de forma semelhante àqueles das industrias tradicionais, utilizando as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenções dos softwares..."
http://empregosinformaticabahia.blogspot.com/
Muitas vagas abertas mais ninguém para atendê-las...
Anteriormente quando eu não trabalhava em uma fábrica de software, eu pensava que em uma fábrica havia os RECURSOS (pessoas) mais especializados nas mais diversas TECNOLOGIAS, que os PROCESSOS eram muito bem definidos e as fases (segundo a engenharia de software) seriam muito bem distintas. De fato, isso ocorre e provavelmente no futuro os processos serão ainda mais rigidos buscando sempre a qualidade do produto/serviço gerado e a engenharia de software mais bem implementada.
Essa tríade (RECURSOS,PROCESSOS e TECNOLOGIAS) integrada por uma gerência eficiente é o fruto do sucesso em uma FSW(Fábrica de software). Contudo uma FSW não é o lugar para o desenvolvedor no fim da faculdade. Para fábrica não interessa que o desenvolvedor saiba Gerência de projetos com PMI, saiba fazer análise ou documentação, para uma FSW basta que o desenvolvedor sente e programe até o final do seu expediente com o máximo de produtividade possível. Essa análise pode refletir o porque existe uma rotatividade grande de recursos especializados de empresas grandes que adotam o padrão FSW para empresas menores.
E é justamente sobre os "recursos especializados" que hoje eu resolvi abrir mais uma vez a série tendências do meu blog. Em conversa com um dos meus professores, (Márcio Freire, citado no post Começo de Carreira) ele me falava sobre o que ele acha que será o futuro das fábricas de software. Em sua narrativa ele começa com o seguinte exemplo: "Se imagine você um bom estudante de algum colégio público passando pelo seu segundo ou terceiro ano do ensino médio, imagine que sua mãe é lavadeira ganhando 120 reais por mês e seu pai já saiu de casa a muito tempo. Imagine que uma fábrica de software te dá treinamento de lógica e mais alguns conceitos que você precisa pra começar a produzir alguma coisa, te pagando 500, talvez 600 reais para que você faça o que meu recurso especialista faria por R$1500/R$2000.". Você (estudante) está feliz pois vai conseguir ajudar em casa, você empresa consegue diminuir custos e ainda fica com uma imagem social muito bem esculpida, ou seja, todos ganham.
Eu acho que isso realmente é o futuro, e ainda vejo mais um lado bom (...) Minha geração que hoje desenvolve vai gerenciar todo esse pessoal o que pode levantar a bahia no cenário de informática no Brasil e no mundo além de ser um grande BUMM nos cargos que as pessoas ocupam hoje e com certeza vai mudar a cultura de muitas empresas. É claro que muitas perguntas tem que ser respondidas pra que isso aconteça, exemplo:
- Se o nível dos desenvolvedores cai, isso não vai de encontro ao requisito Qualidade?
- E a regulamentação da profissão, cadê o sindicato (eles não servem de nada mesmo)?
- Se as empresas começarem a buscar profissionais nas escolas em vez das universidades não vai faltar emprego para os recém-formados? (Essa foi para os muito pessimistas, mas não se preocupem pois ainda haverá vagas para todos)
Eu realmente gostaria de ver isso acontecendo.
Vamos esperar pra ver...
Abraços pessoal.
OBS: Gostaria de agradecer a alguns internautas que vem acessando o meu blog. Obrigado mesmo pessoal.
sábado, 12 de abril de 2008
Tendências - Fábricas de Software
Marcadores:
Emprego,
Fábrica de Software,
Qualidade no Processo de Software,
Stefaninni
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário