Jan Gomes, um cara que me ensinou muita coisa enquanto eu trabalhava no GOSHME, sabe muito de um monte de coisas e hoje trabalha em casa para IBM, Grinaldo Lopes, coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Desenvolvimento de Software da Faculdade Jorge Amado conhecido por metade do cenário de TI aqui na Bahia e administrador do TI na Bahia, David Viscarra, Gerente de projetos da Softwell solutions e sempre viajando e conhecendo os mais belos lugares do mundo.
Todos os citados acima, são profissionais muito competentes e com uma coisa em comum, já tiveram um começo de carreira, momento que estão com muita dúvida de como se especializar (Pós??Mestrado??Doutorado??), qual oportunidade de emprego é a melhor pra aprender? ganhar mais e aprender menos ou ganhar menos e aprender mais???
Até pouco tempo eu ficava pensando em como esses caras chegam a esses lugares, o que eles fazem ou fizeram pra merecer isso ou como saber se você que é apenas o estagiário do suporte, e de repente descobre que está pronto pra ser gerente de projetos...Mais o fato é que depois de observar essa nossa área curiosa que é TI por esses belos 2 anos, eu vejo que chegar a esses postos, por mais estranho que pareça é natural.
Certa vez, na aula de Oficina de Engenharia de Software do Prof Márcio Freire, ele falou exatamente um caso desse, que aconteceu com ele, depois de algum tempo como desenvolvedor ele passou para líder de projetos, passados 2 anos, alguém viu que ele poderia ser gerente de projetos e hoje ele é o gerente dos projetos de automação da petrobrás.
Mais o que levou alguém a acertadamente vê-lo como um bom futuro gerente?
Sorte... (Nãããããão com certeza, não)
Q.I. (Pode ser e acontece muito, mais não foi esse caso)
Trabalhar certo e sempre vislumbrar o melhor.... sim, com certeza foi isso. Alguém viu nele um desenvolvedor que tinha perfil pra ser líder de projetos, e sendo líder alguém viu que ele podia ser coordenador da fábrica de software e até que virou gerente.
Meu coordenador sempre me fala que se eu quero crescer, que eu mostre que eu sou um desenvolvedor com visão e atitudes de líder( Você que trabalha em empresa grande pode pensar que ninguém está olhando pra você, mais alguém está ), e assim eu vou subindo todos os degraus que eu quero na minha carreira. Este post foi pra que você leitor possa ver que há ainda mais oportunidades do que nós pensamos na nossa área e também pra poder disseminar essa dica que agora parece boba ou pouco eficaz mais que você irá lembrar quando daqui a dois anos ou menos ainda, alguém bater no seu ombro e te chamar pra ser coordenador de alguma coisa, ou líder de alguma equipe.
Fica o conselho, até mais....
OBS: Parabéns à Faculdade Jorge Amado pela parceria com a Prometric. Agora mais uma opção no nordeste para as provas de certificação.
SCJP 2008.... :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário