sábado, 15 de março de 2008

Entrevistas

O título desse post é mais uma coisa que todo mundo analista ou não em começo de carreira vai enfrentar, querendo ou não. Eu em pouco tempo de informática já estive em um bom número de entrevistas, e até já passei em muitas delas, mais por algumas razões acabei não indo pra algumas empresas.

Todos sabem que entrevista varia muito de empresa pra empresa, mais as vezes chega a um nível que eu considero "fora de controle". Já fiz entrevista que tinha que fazer prova, já fiz algumas em que eu conversava com alguém ligado ao projeto pra saber se eu tinha o perfil (as mais comuns), fiz redação pra dizer o por que eu gostaria de entrar na empresa e mais uma série de outros tipos. Quem não conhece aquela velha pergunta:

"Coloque aqui como você deseja estar daqui a 5, 10 e 15 anos" ou "Descreva suas atividades nos seus últimos três trabalhos".

Também aconteceu (Graças a Deus comigo não), mais um colega foi pra uma entrevista em que ele fez prova, fez (PASMEM!!!) psicoteste(...) Não não, ele não foi fazer exame da auto escola não, ele foi pra ser analista, deve ser porque analista tem que ser meio louco mesmo e se ele passasse no psicoteste ele não poderia trabalhar na empresa, e depois disso ele ainda fez uma entrevista técnica. Outro colega meu (e esse ainda não se recuperou do choque), colocaram ele pra dançar e cantar a música da formiga.(Pra quem não se lembra tem o link para a letra da música clicando aqui).

Cuidado analistas: Daqui a algum tempo em uma entrevista o entrevistador pode estar com um reloginho e mandar você nadarem 100m em 10 segundos ou mandar você ficar acordado 10 noites seguidas pra ver se você aguenta na hora de virar a noite porque o escopo do projeto aumentou e o tempo ainda é o mesmo.

Pra mim em uma conversa, uma pessoa experiente consegue ver se um profissional tem ou não tem perfil para uma vaga, como a pessoa vai vestida, como aborda os assuntos técnicos... é claro que sempre tem gente que vende bem o seu peixe mais na hora de comer, o mesmo está estragado. Ainda assim eu digo que nada como um olho no olho pra tirar o que você precisa de qualquer pessoa.

Obrigado pessoal por mais essa atenção que vocês me deram...
Abraços e até a próxima...

Nenhum comentário: