sexta-feira, 14 de março de 2008

Orgulho (estrangeiro) de ser brasileiro

Em mais uma aula de conversação lá do GlobalEnglish, pra quem não sabe a GlobalEnglish é uma escola EAD( Educação a Distância) de idiomas que a CPM Braxis investiu pra que nós colaboradores (Coordenadores, Desenvolvedores, Tia do café(Gal, um abraço)) possamos estudar e praticar inglês.

Esse software conecta pessoas de várias partes do mundo que também estão na mesma ferramenta e assim quem estuda por ela pode interagir com pessoas de qualquer parte do mundo. Na terça (11/03) eu entrei na sala e estava a professora americana Caroline e um engenheiro Italiano Ricardo. É norma das salas de conversação quando alguém entrar na sala dizer:

"Hello, I'm (NOME) from (PAÍS, CIDADE/ESTADO)"
"Hello, I'm Alberto Marianno from Brazil, Salvador"

Quando eu entrei na sala eles falavam sobre inovações tecnológicas, mas após eles ouvirem que eu sou de salvador a conversa mudou. Ricardo logo me perguntou se era verdade que aqui em salvador nunca chovia e que as praias eram mesmo lindas, e por conta disso as pessoas estavam sempre na praia (....) Nessa hora o diabo antentou (hehe) e eu respondi a ele que sim, que aqui é sol o ano inteiro e que sempre há pessoas na praia. Depois ele me perguntou se era verdade que analistas de sistemas aqui, trabalham com os notebooks na praia (Não pude resistir novamente) e eu disse que sim, que naquela hora estava só esperando acabar aquela aula e ir dar um mergulho.

Contei a ele que eu sou carioca (Pra quem não sabe eu nasci no Rio de Janeiro) e aí que ele ficou querendo saber mais coisas, como é o carnaval no RJ, como é aqui em Salvador, se eu já vi Caetano Veloso, Daniela Mercury e onde tem mais mulheres bonitas.
Ao final da conversa ele disse:
"Ohhh ---- Why I wasn't born in Brazil?!!" (Ohh Porque eu não nasci no Brasil?!!)

Só deu tempo de perguntar pra ele se ele conhecia Veneza(Venice) e ele disse que sim, que a cidade é linda mais tem cheiro ruim(...).

Passada essa conversa eu lembrei de um professor equatoriano que eu tive, da matéria de interfaces homem-máquina, ele é uma pessoa que defende o Brasil com unhas e dentes e sempre afirma que aqui é o melhor e mais agradável lugar pra se morar em todo o mundo. Coisas assim sempre me fazem refletir sobre o que eu estou reclamando em meu país, e pensar que já que eu estou reclamando, o que é que eu estou fazendo pra ajudar a resolver e fazer do meu país um lugar melhor?

Fica aí essa mensagem pra todos nós...

Até a próxima...


Nenhum comentário: