quarta-feira, 19 de março de 2008

Trabalho Home-Office

Sempre pensei no trabalho home-office como um utopia na qual eu sempre ouvia falar, mais nunca tinha visto de fato. Depois que um colega meu de trabalho (Jan Gomes, citei ele no post sobre 'Começo de Carreira') começou a trabalhar em casa, comecei a ver que isso realmente é uma forma eficaz de trabalho e que as empresas podem e com certeza irão usar em larga escala no Brasil, assim como já acontece nos EUA e países como Inglaterra e Índia.

Ontem a aula de Informática e Sociedade foi voltada para esse tema, e Grinaldo (Coordenador do curso e professor dessa matéria) levou um amigo seu que trabalhou um ano e meio para a Altis (Parceira da IBM) como Home-Office, Gerenciando equipes nos diversos cantos do planeta sem ao menos sair de casa. Marco Figueiredo nos contou sobre sua experiência citando pontos que ele considera essenciais no Home-Office como a ótima flexibilidade com os horários, o que era meio difícil as vezes, era gerenciar os fusos horários de diversos países. Falou sobre a extrema dedicação que deve ter o trabalhador Home-Office e deixou bem claro que não é qualquer um que tem o perfil pra ese tipo de trabalho.

Uma pessoa com o perfil para o trabalho em casa tem que ser disciplinada,muito comunicativa, empreendedora, tem que ter liderança e óbvio, falar outra língua(Pelo menos no caso de Equipes no mundo todo). Ele citou os cuidados que é preciso ter com as palavras e brincadeiras, para que não afetem fatores culturais de outros povos (EX: Japão não se marca reunião, almoço ou qualquer coisa as 4 horas já que o som do 4 é igual ao da palavra morte, Marcar um churrasquinho com um indiano, nem pensar...A vaca é sagrada pra eles).Ele falou dos prós de trabalhar em casa, ficar vendo canais de TV durante muitas tardes, de sempre estar no aconchego do lar, de ganhar vale combustível e alimentação (:S).

Ele ressaltou algo bem importante, as cinco partes áreas de processo que o gerente que trabalha home-office deve se preocupar:
- Escopo
- Tempo
- Comunicação
- Comunicação
- Comunicação

Marco ainda falou que hoje ele já não trabalha mais Home-Office e que sente muita diferença em dois sentidos principalmente:
1º: Documentação que antes eram e-mail e um tipo de sisteminha parecendo o MSN, hoje são documentos assinados e carimbados.
2º: Trocou o seu pijama confortável pela calça social.

Eu admito com muito pesar mais ainda não tenho maturidade profissional pra trabalhar em casa e sozinho. Hoje eu trabalho na Braxis e quando uma funcionalidade empena, eu grito e vem logo vinte atender ao meu pedido, o que não iria ocorrer em casa sozinho?
Abaixo alguns links sobre Home-Office

Trabalho em casa: separando home de office » Webinsider

Trabalho Home OFFICE é uma boa??

http://mercadotibrasil.blogspot.com/2007/09/home-office-o-ambiente-de-trabalho-do.html

Até mais pessoal.

Nenhum comentário: