terça-feira, 18 de março de 2008

Por trás da fusão Microsoft X Yahoo!

Bill Gates no LinkedIn

MS e Yahoo: a última da fusão

Aposto que muitos de vocês que estão acompanhando esse verdadeiro embate entre essas duas forças Yahoo! e Microsoft, não entendem ou simplesmente ainda não pararam pra refletir o porque da gigante dos sistemas operacionais microsoft querer comprar o Yahoo!.

Eu admito que também não estava entendendo perfeitamente o porque, até que recentemente meu professor de empreendedorismo (Luís Forte), sugeriu esse tema como discussão na sala. Discutir sem dúvidas é a maneira mais esclarecedora de se formar opinião sobre qualquer coisa, e o que parece e com certeza é, é que a microsoft está vendo um mercado em crescimento exponencial que é o mercado da internet e tudo que ela aborda (E-mail, propaganda online, etc), e está vendo também que esse é um nicho de mercado que ela (Microsoft) não aborda bem.

O Yahoo! que é uma empresa que já tem "tradição" nos serviços da internet, com seu e-mail em ajax com diversas funções (Gmail é melhor), com seu portal de notícias, seu buscador e outros muitos serviços. E é exatamente isso que a Microsoft com sua grande força quer fazer, quer agregar todo o "know How" que a Yahoo! já tem nos serviços na web e aplicar o poder de investimento que ela tem. Outra expeculação é a aquisição do LinkedIn.com que é um site de relacionamento com mais de 19 milhões de usuários no mundo todo (Como ainda é boato, não vou falar mais disso).

Olhando por esse ponto podemos ver duas saídas se essa fusão realmente acontecer. Primeiro vamos analisar a que se deve o sucesso do google. INOVAÇÃO nos serviços, um usuário jamais vai deixar de usar uma ferramenta pra usar outra que faça a mesma coisa que a anterior. Tanto Yahoo! quanto Microsoft deixaram inovação como segundo plano nesses últimos anos o que impulsionou a "tomada de controle" do Google na internet.

Olhando por essa linha de pensamento, não adiantaria Microsoft nem Yahoo! se juntarem, pois como já dizia um rapaz muito sábio que foi meu chefe "dois burros juntos não fazem um inteligente", nem "know how" e nem "poder aquisitivo" seriam capazes de conter o monopólio que o google exerce na internet hoje. De um outro ponto de vista, a junção das duas empresas poderia nos trazer um "DUPLOPÓLIO (Google e MicroHoo!)" que poderia ser até benéfico e trazer ainda mais inovações dos dois lados da moeda.

Conclusão deste post: Independente de quem ganhe, espero que nós usuários é que sejamos presenteados com mais maravilhosos serviços como google docs, Gmail e outras ferramentas.

OBS: Eu sou googlemaníaco...
OBS2: Assim como Bill Gates eu também estou no LinkedIn:
http://www.linkedin.com/pub/7/226/366

Até mais pessoal...

Nenhum comentário: