terça-feira, 20 de maio de 2008

Discussão Inforum

Como todos sabem no dia 19/05 eu participei do evento realizado pelo inforum. Foram convidados os coordenadores de todas as faculdades de Salvador, além de secretários de Tecnologia e Comunicação. Muito inteligentemente na minha opinião, o intuito dos debates foi fomentar a discussão sobre temas relevantes em nossa área e temas que não são diretos a Informática, porém ainda assim de grande relevância.

Srtª Rubia Carvalho, Diretora de Fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação falou bastante sobre as atuais políticas de capacitação profissional em informática das pessoas nos interiores da Bahia (Idéia já discutida por mim aqui antes. Clique aqui para ver o post). Ela citou o uma seleção em uma escola pública que tiraria alguns alunos dos 900 que foram inscritos na seleção. Segundo ela com muito esforço sobraram 116, e apenas porque decidiram reduzir a dificuldade do critério de escolha para que sobrasse alguém. O coordenador dos cursos tecnológicos em logística da Unifacs (Me perdoe por não colocar o seu nome, mas eu não me recordo) citou a possibilidade da qualidade do produto gerado por essas pessoas poder ser inferior ao de um profissional capacitado pelos métodos acadêmicos.

Foi feito um questionamento em relação a seleção feita nas escolas, como poderiam conseguir alunos capacitados se a educação de base no Brasil é tão deficiente? Sr Rúbia não pode responder, dizendo ela que não poderia responder que atividades estavam sendo feitas na educação de base e que isso é trabalho da SEC (Secretaria de Educação), o que pareceu que não há uma integração entre as secretarias, mesmo elas trabalhando em por um motivo comum.

O coordenador da Unifacs ainda deu uma sugestão de que ao invés de um trabalho paralelo ao das faculdades, o governo poderia entrar como facilitador para que essas pessoas acessem o ensino superior e possam ser capacitadas por quem realmente sabe fazer isso, que são as faculdades. É nessa parte que entra o tema que eu e Kenneth defendemos: A educação tecnológica como facilitadora na formação de mão de obra especializada.

Kenneth falou sobre como os cursos tecnológicos vem crescendo no brasil, entretanto ainda são apenas ~12% dos cursos de graduação hoje. Eu falei um pouco da minha experiência como discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FJA, falei sobre o "preconceito" que eu já sofri como tecnólogo mas mostrei como o jogo vem mudando de uns tempos pra cá. Falei de um exemplo muito bom que é a CPM Braxis que não tinha nenhum tecnólogo antes da chegada de um colega meu Rafael Maia. Ele é meu colega de sala e de TCC, além de ser fera em informática,e com a sua chegada fazendo um bom trabalho, abriu as portas pra mim e agora já há mais um trabalhando conosco na CPM.

Assim como os debates citados acima, houveram outros temas interessantes que foram discutidos e colocados na ata para que possam ser tratados.
A experiência foi realmente rica pra mim. Ruim só foi que eu fui todo social e o pessoal no trabalho fica perguntando se eu fui fazer entrevista (huauhhhsuahuhshahauHSUHHHSSuahuUHAU).

Abraços galera....

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Convite

Local: CASOS TIC NORDESTE 2008 - Fiesta Convention Center – Itaigara – Salvador-BA

Data: 19 de maio de 2008 - Das 8hs00 às 18:00hs

Realização: Inforum - Consultoria e Treinamento

ESCOPO
Ampliar o debate sobre os níveis de aplicabilidade dos diversos cursos tecnológicos; de graduação e voltados a certificações específicas na área da tecnologia da informação e da comunicação, que estão sendo disponibilizados em estabelecimentos de ensino na Região Nordeste.

PÚBLICO ALVO

Autoridades, competências, pensadores, estudiosos, formadores de opinião e lideres empresariais da área do ensino na região nordeste do país.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

08hs00 – Credenciamento

08hs30 - Abertura

09hs00 – Políticas e programas governamentais direcionados a capacitação do profissional da área de TIC.

Coordenador – Representante da CCTCI – Câmara de Deputados – a confirmar

Palestrante: Ildes Ferreira – Secretario CT&I/Ba. a confirmar

Debatedores: Secretários de Estado e Reitores convidados a confirmar

10hs45 Intervalo

11hs00 A educação tecnológica como facilitadora na formação de mão de obra especializada.

· Prof. Dr. Kenneth Tavares - Diretor dos Cursos Tecnológicos das Faculdades Jorge Amado.

· Alberto Marianno de Santana Santos - 5º. Semestre do curso tecnológico de Desenvolvimento de Software das Faculdades Jorge Amado.

12hs30 – Almoço Livre

Orquídea 1:

14hs00-15hs55 Programa CISCO Networking Academy ÁREA1FTE

· Certificações: um diferencial competitivo no mercado de trabalho - Palestrante: Prof. Pedro Ivo Rodrigues - Participações: Prof. Marco Antônio Câmara e Prof. Valmir Eduardo

· Cases de Alunos certificados

16hs15- 18hs10 – Painel – RESULTADOS OBTIDOS COM CERTIFICAÇÕES

· JAVA –

· LINUX -

Orquídea 2:

14hs00-15hs55 - ITIL & COBIT Conceitos e Valores

· Franklin Souza Lira – Petrobrás.

· Relatos de cases por profissionais certificados.

16hs15- 18hs10 - PMI – Custos e benefícios do processo de certificação.

· Gerhard Tekes – Christian Andrade.

INSCRIÇÕES AQUI


ONDE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES.
www.inforumct.com.br – secretaria@inforumct.com.br
Telefones: 71-34511080 e 71-3379-6409


Eficácia X Eficiência

Para começar bem o mês, meu próximo post como prometido será um assunto muito repercutido. Eficácia X Eficiência. Como sempre, eu começo com uma breve definição:

"...
1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão!
.." - Para mais informações sobre essa definição, clique aqui.

Estes são dois conceitos muitos antigos, mas implacavelmente atuais. Esse tema me lembra muito meus professores de
Administração aplicada a informática e teoria geral da informática, questão importante nas provas de ambos. Na teoria parece tranquilo, mas e na prática? Você leitor é uma pessoa eficiente ou é eficaz?
Como sempre, eu vou pegar mais um exemplo das minhas experiências, e mais uma vez é o Goshme. Dois dos caras que trabalhavam comigo, são os mais perfeitos exemplos de eficiência e eficácia que eu já vi.
Gustavo é adepto da eficácia, ele dava resultado, fazia no prazo e a "total qualidade" ficava um pouco pra depois... afinal convenhamos que os prazos eram bem curtos e assim como todos os chefes de todas as empresas, todas as coisas são pra ontem.
Jan era a favor da eficiência, mesmo que demorasse um pouco mais pra ele era melhor pensar na melhor arquitetura, no meio que consumisse menos recursos e todas essas coisas que nem sempre nós pensamos na hora de desenvolver software ou outra coisa.
Era muito engraçado quando esses dois começavam a discutir alguma solução para algum problema, porque era nesse tipo de discussão que ficava mais evidente esses dois conceitos. Frases como "Deixa funcionando e depois agente conserta..." ou "Você é um lagobento" sempre aconteciam.

Pra mim eficiência e eficácia dependem mesmo da situação. Não fazer as coisas da melhor forma possível as vezes pode não significar não saber fazer bem, fatores externos na maioria dos casos como um chefe cobrando resultados podem fazer o resultado ser mais importante que o próprio "estado da arte". Eu me acho um cara eficiente, porém se o tempo estiver apertando eu tomo ações eficazes.
Mais uma vez eu pergunto, você leitor é eficiente ou eficaz?
OBS: Uma vez mais eu fiquei bastante tempo sem postar...é por causa do fim do semestre...

Abraços pessoal...