quarta-feira, 14 de maio de 2008

Eficácia X Eficiência

Para começar bem o mês, meu próximo post como prometido será um assunto muito repercutido. Eficácia X Eficiência. Como sempre, eu começo com uma breve definição:

"...
1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão!
.." - Para mais informações sobre essa definição, clique aqui.

Estes são dois conceitos muitos antigos, mas implacavelmente atuais. Esse tema me lembra muito meus professores de
Administração aplicada a informática e teoria geral da informática, questão importante nas provas de ambos. Na teoria parece tranquilo, mas e na prática? Você leitor é uma pessoa eficiente ou é eficaz?
Como sempre, eu vou pegar mais um exemplo das minhas experiências, e mais uma vez é o Goshme. Dois dos caras que trabalhavam comigo, são os mais perfeitos exemplos de eficiência e eficácia que eu já vi.
Gustavo é adepto da eficácia, ele dava resultado, fazia no prazo e a "total qualidade" ficava um pouco pra depois... afinal convenhamos que os prazos eram bem curtos e assim como todos os chefes de todas as empresas, todas as coisas são pra ontem.
Jan era a favor da eficiência, mesmo que demorasse um pouco mais pra ele era melhor pensar na melhor arquitetura, no meio que consumisse menos recursos e todas essas coisas que nem sempre nós pensamos na hora de desenvolver software ou outra coisa.
Era muito engraçado quando esses dois começavam a discutir alguma solução para algum problema, porque era nesse tipo de discussão que ficava mais evidente esses dois conceitos. Frases como "Deixa funcionando e depois agente conserta..." ou "Você é um lagobento" sempre aconteciam.

Pra mim eficiência e eficácia dependem mesmo da situação. Não fazer as coisas da melhor forma possível as vezes pode não significar não saber fazer bem, fatores externos na maioria dos casos como um chefe cobrando resultados podem fazer o resultado ser mais importante que o próprio "estado da arte". Eu me acho um cara eficiente, porém se o tempo estiver apertando eu tomo ações eficazes.
Mais uma vez eu pergunto, você leitor é eficiente ou eficaz?
OBS: Uma vez mais eu fiquei bastante tempo sem postar...é por causa do fim do semestre...

Abraços pessoal...

Nenhum comentário: